quarta-feira, 21 de setembro de 2011

As Três Primeiras Vilas da Bahia

Prof. Ubiratan Castro - foto: divulgação

Salvador é de 1549. Por século e meio, foi a única Câmara, única sede política, da Capitania da Bahia*. Até serem elevadas à vila São Francisco do Conde, Jaguaripe e Cachoeira. Por que essas três povoações foram escolhidas para serem as primeiras vilas da Bahia? Que histórias há para contar sobre elas? Por que não há um grande afluxo turístico histórico a essas cidades, como ocorre em Ouro Preto e Mariana? Como resgatar a memória e o patrimônio histórico das primeiras vilas e chamar a atenção do mundo para elas? Como contar aos próprios sãofranciscanos, cachoeiranos e jaguaripenses os feitos de seus antepassados, especialmente dos muitos escravos que não deixaram relatos escritos de seus sofrimentos e feitos? 


No feriado de 12 de outubro, às 15 horas, Aurélio Schommer e o historiador Ubiratan Castro irão debater sobre as três primeiras vilas na Flica. Imperdível.


*São Cristóvão é de 1591. Na época, pertencia à Bahia. Ilhéus é de 1536. Na época, não pertencia à Bahia. Portanto, o conceito de três primeiras vilas é restrito àquelas que pertenceram continuamente à Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário