segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Flica é um evento pioneiro que irá movimentar o cenário cultural e turístico da Bahia com uma programação literária inédita no Estado

foto: Marcus Ferreira


Quem não conhece a cidade histórica de Cachoeira, localizada no Recôncavo baiano, a 110 km de Salvador, tem agora uma grande oportunidade para começar a arrumar as malas. Pela primeira vez no Estado, com patrocínio da Oi e Governo da Bahia, uma festa literária reunirá ícones da literatura nacional e internacional com o objetivo de debater a respeito da cultura brasileira. Trata-se da Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira), que acontecerá entre os dias 11 e 16 de outubro.


Separada do município de São Félix pelo rio Paraguaçu, que nasce na Chapada Diamantina, e ligada a ele por uma ponte de ferro (construída por ingleses e inaugurada por D. Pedro II em 1859), Cachoeira é dona de uma beleza indescritível.  Construções coloniais, tais como a Santa Casa (1734), a Capela de Santa Bárbara, o Chafariz Imperial (1827) e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo (1724), fazem qualquer turista se sentir em um cenário de filme de época. 


Por toda sua representatividade no Brasil, em 1971, Cachoeira foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), passando a ser conhecida como "Cidade Monumento Nacional". Além de reunir o segundo mais importante acervo arquitetônico do estilo barroco da Bahia – ficando atrás apenas da capital, a cidade tem grande importância por conta da Irmandade da Boa Morte (grupo remanescente de escravos, composto só de mulheres negras, primeiro terreiro de candomblé do país).


Na opinião do secretário de Turismo, Domingos Leonelli, esse é um evento que tem a tendência de se consolidar cada vez mais: “tudo indica que, nos próximos anos, a Flica vai se configurar como uma grande atração do calendário turístico baiano", afirmou.


Já o Superintendente de Promoção Cultural, Carlos Paiva, acredita que a Flica vem preencher a lacuna que existia para este tipo de evento no segmento literário. De acordo com ele, o evento ganha mais ainda em qualidade pelo fato de estar sendo realizado em Cachoeira, “cidade com crescimento calcado na educação e na cultura, confirmando a iniciativa visionária de seus organizadores”.


Paiva considera essencial a realização de eventos em que a produção artística baiana possa dialogar com a de outros estados e países, debatendo também temas importantes em cada segmento cultural. 


Para a diretora de Cultura do Oi Futuro, Maria Arlete, por conta do patrocínio da empresa para a realização da Flica, é possível disseminar a cultura brasileira e colaborar com o desenvolvimento econômico da cidade. “O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento humano e social dos cidadãos, especialmente jovens”, explica Maria Arlete.


A Flica 2011 tem patrocínio da Oi e Governo do Estado da Bahia através do Fazcultura, Bahiatursa, Secretaria do Turismo, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. A realização é da Putzgrillo! Cultura, com apoio do Oi Futuro, Secretaria da Educação, Fundação Pedro Calmon e Rede Bahia, além do apoio institucional da UFRB e da Prefeitura Municipal da Cachoeira.

Louise Cibelle
Metta Comunicação
Assessoria de Imprensa Flica 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário