sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Reinaldo Moraes não me Engana

foto: Divulgação

Não sou malandro, infelizmente. Queria ser, mas falta talento. Agora, Reinaldo Moraes também não o é. Ele tem um bom relacionamento com a "intelligentzia" moderninha, politicamente correta e dona da grana e de todo resto. Ele representa para essa turma o "olha, nós temos um rebelde entre nós, não somos chatos e pernósticos o tempo todo".

Portanto, Reinaldo Moraes não me engana, não é malandro, não é politicamente incorreto. É um intelectual que ocupa um espaço diferenciado, indo além dos clichês de certos finalistas do Jabuti. Tem qualidades muito superiores a seus pares do sistema "bem pensante". Consegue enxergar mais do que discurso clean da turma sem sal. Consegue enxergar o malandro, embora não seja malandro. Sua rebeldia, porém, está no limite do admitido, não do outro lado. A "intelligentzia" tenta rotulá-lo como beatnik, como o cara da oposição ao sistema, mas isso é só para propagandear que ela, "intelligentzia", tolera a oposição. Não tolera.


Agora, Reinaldo Moraes tem alguma coisa a dizer, vale a pena ouvi-lo, pois é um intelectual refinado, desses que não nascem todos os dias. Deve ser por isso o enorme interesse manifestado de véspera pelo público da Flica para a tarde de domingo, quando saberemos até onde vai a rebeldia de Reinaldo. Ele não me engana, mas talvez me surpreenda.

Aurélio Schommer

Um comentário:

  1. Maravilhosa a literatura do Reinaldo, principalmene Tanto Faz.
    Grande abraço,
    Nelson
    http://anjobaldio.blogspot.com

    ResponderExcluir